segunda-feira, 11 de maio de 2009

VI Encontro de Coros da ARCFA


Realizou-se pela VI o Encontro de Coros da ARCFA na Igreja do Convento de Santa Maria de Almoster no passado dia 10 de Maio pelas 16 horas, e mais uma vez tanto o público presente como todos os elementos do coros consideraram um dos bons encontros em que têm participado, tanto pela qualidade dos coros presentes, como pela envolvência do espaço em que se realizou o mesmo.
Este ano estiveram presente o Grupo Coral Alva Canto de Alvaiázere, o Grupo Coral de S.Domingos - Montemor-o-Novo, o Orfeão de Almeirim e o Grupo Coral Cant´Arte de Pontevel.
Temos pena que nenhum meio de comunicação social do concelho tenha alguma vez estado presente apesar de convidados, bem como não esteve presente qualquer representante das entidades oficiais, será que Almoster fica assim tão longe de Santarém?
A ARCFA já tem provas dadas de que consegue fazer numa pequena aldeia o que na cidade por vezes é dificil fazer, sentimo-nos tristes que tantos os meios de comunicação social, bem como as entidades oficiais por vezes não o reconheçam e que em alguns locais basta fazer sol, ou chover (o que é novidade e de enorme interesse cultural) lá estão os seus representantes e os jornalistas tentando fazer noticia onde ela não existe.
Obrigada aos coros presentes e aos espectadores que fazem com que este tenha sido o sexto e já prepararmos o sétimo, porque já temos coros em lista de espera para participar.

 

quinta-feira, 7 de maio de 2009

TÃO BELAS E JÁ PERDIDAS

Das lendas de tal encanto
Na história da Freguesia
Perdidas no tempo, entretanto
Revivê-las muito queria.

Bem frescas e tão formosas
Suas águas deram vida
No azeite e pão, orgulhosa
Hoje uma indústria perdida.

Foram fontes pitorescas
Que o progresso destruiu
Foi Castro, aguarela fresca
Pureza a brotar em rio.

Nas águas da Fonte Santa
Se trataram feridas um dia.
Pelas mesmas pedras cantam
A nascente, de Santa Maria.

Tem a lenda, da Fonte da Moura
Na da Serrada, contam virtude,
Oferecendo, a quem lá passa
Sua fescura, e mais saúde.

A de Almodolim, de certeza
Matando a sede a quem passa
Das entranhas da mina, a pureza
Velhinha… mas cheia de graça.

A autora Lídia Frade dedicado às Fontes da Freguesia de Almoster publicado do livro
UMA PEDRA NO CHARCO REFÚGIO

Iniciamos hoje a publicação de poemas, escritos, até fotos que tenham algo a ver com Almoster, quem quiser ver os seus trabalhos aqui publicados deve enviar por mail para arcfa@hotmail.com

A ARCFA

Constituição

A Associação Recreativa Almosterense, ARA foi fundada em 27/03/50 e a 25/04/1974 foi criado o Centro de Encontro e Desenvolvimento (C.E.D), que em 1975 se fundiram,com o nome de Associação Recreativa e Cultural da Freguesia de Almoster, ficando como data de aniversário a mais antiga, sendo a sua constituição exarada em 13 de Abril de 1982, sendo publicada no D.R,nº 108 III parte de 11/05/82. Por despacho de 24/10/87 de S.Exª o Primeiro Ministro e publicado D.R., II série, de 5/11/87, nos termos dos artºs 2º e 3º do D.L. 460/77, de 7/11, a ARCFA foi considerada Entidade de Utilidade Pública.