terça-feira, 15 de abril de 2008

V Encontro de Coros da ARCFA


Grupo CantÁrte .................................. Grupo Coral Sol Nascente

Grupo Coral Santander Totta..................Grupo Coral Millenium BCP
Realizámos no dia 12 de Abril o V encontro de Coros da ARCFA que já vem fazendo tradição na Igreja do Convento de Santa Maria de Almoster.

58º Aniversário


Foi comemorado o 58º aniversário com um almoço de confraternização entre sócios, amigos e simpatizantes e que este ano foi uma ocasião especial pois foram nossos convidados os representantes da nossa homónima Almoster de Alvaiázere inicando assim esperamos um intercâmbio entre duas localidades com o mesmo nome, com objectivos de estender o mesmo a mais locais com o nome de Almoster como por exemplo a Almoster, Cataluña (Spain) e a outras que sabemos existir.

Contámos com a presença de representantes da Câmara Municipal de Alvaiázere, da Junta de Freguesia de Almoster(Alvaiázere) e de alguns elementos directivos da ASCRA (Associação Social, Cultural e Recreativa de Almoster, bem como representante da Câmara Municipal de Santarém e da Junta de Freguesia de Almoster.

De Almoster até Almoster JORNAL O ALVAIAZERENSE de 30 de Abril de 2008
"Após o contacto do presidente da direcção da ARCFA (Associação Recreativa e Cultural da Freguesia de Almoster - Santarém)
demonstrando o interesse na geminação com a ASCRA (Associação Social, Cultural e Recreativa de Almoster - Alvaiázere), achámos que seria uma boa oportunidade ara dinamizar a nossa Associação", foram as palavras com que Paulo Silva, presidente da ASCRA esclareceu o motivo da deslocação a Santarém, no passado dia 5 de Abril.
Estabelecido o contacto para proceder à geminação inter-associações, entenderam os presidentes das referidas instituições que seria oportuno estender a ideia também à geminação inter-freguesias.
Ideia foi comunicada e aceite com entusiasmo pelos autarcas das freguesias de Almoster - de Alvaiázere e de Santarém. Apesar do contacto ainda recente, foram surgindo um conjunto de circunstâncias que permitiram acelerar o processo de reunião, nomeadamente a comemoração do 58º aniversário da ARCFA que acabou por ser o momento ideal para se ficar a ter um conhecimento mais real de como se vive e convive em Almoster de Santarém.
Pela manhã do dia 5 de Abril uma comitiva representativa da ASCRA, da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Alvaiázere saiu rumo a Almoster de Santarém onde foram amavelmente recebidos pelo presidente da ARCFA e da Junta de Freguesia, nas instalações da Associação. Seguiu-se uma visita guiada ao Mosteiro de Almoster e às instalações da Junta de Freguesia.
O almoço comemorativo do aniversário da ARCFA, que contou com a presença do Vereador das Freguesias da Câmara Municipal de Santarém, transformou-se numa primeira pedra lançada com vista à geminação das freguesias e das suas associações, bem como a possibilidade de estender o processo a mais locais com o mesmo nome, como por exemplo a Almoster (Catalunha -Espanha).
Dos discursos das entidades representativas presentes, o regozijo pela iniciativa foi notório e consentâneo em perspectivar o sucesso da iniciativa.

A ARCFA

Constituição

A Associação Recreativa Almosterense, ARA foi fundada em 27/03/50 e a 25/04/1974 foi criado o Centro de Encontro e Desenvolvimento (C.E.D), que em 1975 se fundiram,com o nome de Associação Recreativa e Cultural da Freguesia de Almoster, ficando como data de aniversário a mais antiga, sendo a sua constituição exarada em 13 de Abril de 1982, sendo publicada no D.R,nº 108 III parte de 11/05/82. Por despacho de 24/10/87 de S.Exª o Primeiro Ministro e publicado D.R., II série, de 5/11/87, nos termos dos artºs 2º e 3º do D.L. 460/77, de 7/11, a ARCFA foi considerada Entidade de Utilidade Pública.